As empresas que utilizam o sistema Conectividade Social da Caixa precisam de certificado digital válido para transmitir dados relacionados ao FGTS e à Previdência Social; no caso da renovação de e-CPF a Boa Vista recomenda incluir número do PIS

Neste último trimestre de 2014, estima-se que cerca de 650 mil certificados digitais emitidos em 2011, e com validade de três anos, devam ser renovados, segundo a Boa Vista Serviços com base em dados divulgados pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). A substituição das mídias (cartão e token) também merece uma atenção especial nessa renovação.

A maior parte das empresas que adquiriu certificados em 2011 era composta por 20 ou mais empregados e precisaram se adequar ao uso do certificado digital, de acordo com Angelo Tonin, diretor de Identidade Digital da Boa Vista, em atendimento às normas da Caixa Econômica Federal para a transmissão de arquivos de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e da Previdência Social (SEFIP e GFIP).

“Há três anos houve um pico de emissões de certificados digitais para atender a obrigatoriedade da Caixa. Como a maioria era de certificados tipo A3, com validade de três anos, estimamos que mais de 650 mil certificados estejam no período de renovação. Neste momento, também é importante observar a necessidade da troca da mídia usada para armazenar o certificado, ou seja, cartão e token, pois houve uma atualização na tecnologia dos certificados digitais (cadeia V2), e as mídias em uso antes desta data precisam ser substituídas”, complementa o executivo.

Para empresas e escritórios de contabilidade, a Boa Vista sugere o e-CNPJ tipo A3. Para os funcionários vinculados a essas empresas e que trabalharão com as transmissões das informações de FGTS (procuradores), a Boa Vista recomenda informar o PIS nos novos certificados digitais, que devem ser e-CPF nestes casos. Para profissionais autônomos, a recomendação também é do e-CPF, desde que tenha o CEI (obrigatório). Recomenda-se ainda que antes da renovação seja levado em consideração o custo-benefício dos certificados digitais disponíveis no mercado, para que a escolha contemple o que mais se adequa às necessidades da empresa.

A renovação ou aquisição do certificado digital pode ser feita no www.certificadoboavista.com.br. Neste portal é possível comprar, agendar o melhor dia e horário para a validação presencial e ainda obter suporte técnico por meio de chat, se necessário. Ao fazer a compra de um certificado digital Boa Vista Serviços, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, o responsável já sai com o certificado digital pronto para ser usado de imediato. Caso não saiba a validade do certificado digital, o usuário pode acessar o site da Boa Vista também e testar seu certificado acessando o menu inferior da página para obter essa informação, independente de qual foi o fornecedor do certificado anteriormente.

Em todo o Brasil, a empresa dispõe de mais de 200 pontos de atendimento espalhados em aproximadamente 20 estados. Localize o mais próximo na relação disponível no www.certificadoboavista.com.br. Outras informações também podem ser obtidas pelo televendas (11) 3160-6446 ou SAC 3003-7292 – São Paulo ou Regiões Metropolitanas e 0800 725 7292 para as demais cidades.