cd1

Cerca de 650 mil certificados digitais emitidos para acesso ao conectividade Social estão no prazo de renovação, estima Boa Vista

As empresas que utilizam o sistema Conectividade Social da Caixa precisam de certificado digital válido para transmitir dados relacionados ao FGTS e à Previdência Social; no caso da renovação de e-CPF a Boa Vista recomenda incluir número do PIS

Neste último trimestre de 2014, estima-se que cerca de 650 mil certificados digitais emitidos em 2011, e com validade de três anos, devam ser renovados, segundo a Boa Vista Serviços com base em dados divulgados pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). A substituição das mídias (cartão e token) também merece uma atenção especial nessa renovação.

A maior parte das empresas que adquiriu certificados em 2011 era composta por 20 ou mais empregados e precisaram se adequar ao uso do certificado digital, de acordo com Angelo Tonin, diretor de Identidade Digital da Boa Vista, em atendimento às normas da Caixa Econômica Federal para a transmissão de arquivos de Recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e da Previdência Social (SEFIP e GFIP).

“Há três anos houve um pico de emissões de certificados digitais para atender a obrigatoriedade da Caixa. Como a maioria era de certificados tipo A3, com validade de três anos, estimamos que mais de 650 mil certificados estejam no período de renovação. Neste momento, também é importante observar a necessidade da troca da mídia usada para armazenar o certificado, ou seja, cartão e token, pois houve uma atualização na tecnologia dos certificados digitais (cadeia V2), e as mídias em uso antes desta data precisam ser substituídas”, complementa o executivo.

Para empresas e escritórios de contabilidade, a Boa Vista sugere o e-CNPJ tipo A3. Para os funcionários vinculados a essas empresas e que trabalharão com as transmissões das informações de FGTS (procuradores), a Boa Vista recomenda informar o PIS nos novos certificados digitais, que devem ser e-CPF nestes casos. Para profissionais autônomos, a recomendação também é do e-CPF, desde que tenha o CEI (obrigatório). Recomenda-se ainda que antes da renovação seja levado em consideração o custo-benefício dos certificados digitais disponíveis no mercado, para que a escolha contemple o que mais se adequa às necessidades da empresa.

A renovação ou aquisição do certificado digital pode ser feita no www.certificadoboavista.com.br. Neste portal é possível comprar, agendar o melhor dia e horário para a validação presencial e ainda obter suporte técnico por meio de chat, se necessário. Ao fazer a compra de um certificado digital Boa Vista Serviços, o solicitante recebe por e-mail a confirmação do pedido e os devidos dados do agendamento para a validação presencial. Ao comparecer ao ponto de atendimento na data agendada, com os documentos obrigatórios, o responsável já sai com o certificado digital pronto para ser usado de imediato. Caso não saiba a validade do certificado digital, o usuário pode acessar o site da Boa Vista também e testar seu certificado acessando o menu inferior da página para obter essa informação, independente de qual foi o fornecedor do certificado anteriormente.

Em todo o Brasil, a empresa dispõe de mais de 200 pontos de atendimento espalhados em aproximadamente 20 estados. Localize o mais próximo na relação disponível no www.certificadoboavista.com.br. Outras informações também podem ser obtidas pelo televendas (11) 3160-6446 ou SAC 3003-7292 – São Paulo ou Regiões Metropolitanas e 0800 725 7292 para as demais cidades.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…