Consumidor torna-se protagonista e dá dicas de orientação financeira

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) optou por uma iniciativa inédita e lançou o Guia “Dicas de Ouro para Você Economizar”, que dá orientações sobre finanças pessoais e orçamento doméstico, tendo como base sugestões dos próprios consumidores para economizar e driblar esse momento de crise que o país passa. Para isso, foram ouvidas mais de mil pessoas em todo o Brasil.

A opção pelas dicas dos consumidores – e não por orientações de especialistas em finanças pessoais – foi feita depois que a Boa Vista SCPC verificou em suas pesquisas que tem crescido a percepção das pessoas de que é importante ter as contas em dia.

Segundo Maria José Barros, diretora de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, “o guia conta com orientações de pessoas reais, que vivenciam as dificuldades e os desafios do dia a dia para manter o orçamento familiar equilibrado, e lutam para superar o atual momento de crise pelo qual passa o país, com desemprego, inflação e queda da renda”.

O Guia “Dicas de Ouro para Você Economizar” reuniu dezenas de orientações dadas por consumidores, divididas em assuntos como “o que fazer no momento das compras”, “como planejar e controlar o orçamento doméstico”, “como reduzir os gastos na rotina diária” e “uso do cartão de crédito e do cheque especial com responsabilidade”, e está disponível aqui.

Na avaliação da Boa Vista SCPC, as dicas dos consumidores mostraram um significativo aumento da conscientização do consumidor, voltadas para o dia a dia das pessoas e com orientações práticas, como evitar as compras por impulso, a importância de poupar dinheiro mesmo que sejam pequenas quantias, e a importância de administrar o orçamento tanto nas compras em lojas e no comércio eletrônico como em casa.

“O objetivo é ajudar no controle do orçamento e estimular as pessoas a consumirem com responsabilidade”, ressalta Maria José Barros. “Lembramos também que o crédito ajuda a realizar sonhos, quando utilizado corretamente”.

Comentários

comentários

Posts relacionados

CAGED: Setembro registra sexto saldo positivo consecutivo

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, em setembro o saldo de vagas no mercado de trabalho (diferença entre novas contratações e demissões) foi positivo em 34,4 mil postos. Deste modo, a leitura atual contrasta quando comparado ao mesmo período do ano anterior, quando foram encerradas 39,3…

Movimento do Comércio sobe 1,5% em setembro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente ao…

IBC-BR recua 0,38% em agosto e 1,0% no acumulado 12 meses

18 de outubro 2017 – Segundo o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) recuou 0,38% na comparação mensal contra o mês de julho (dados dessazonalizados). Considerando a variação acumulada em 12 meses, o ritmo de queda segue diminuindo: a leitura de agosto apresentou um recuo de 1,0% (após registrar queda de 1,4%…