Consumidores mais cautelosos usam consulta online de CPF para controlar as finanças pessoais

O brasileiro está cada vez mais cauteloso com relação a gastos extras e também mais consciente quanto à importância do controle de suas finanças pessoais. É o que constatou a Boa Vista SCPC, ao apurar o comportamento do consumidor na Pesquisa Perfil do Inadimplente, realizada em junho deste ano. Neste último trimestre do ano, 84% dos inadimplentes não pretendem fazer novas compras após quitarem a dívida que causou a negativação, um aumento de 8 p.p (pontos percentuais) em relação aos respondentes do 1º trimestre. E justamente para ajudar o brasileiro a ser cada vez mais protagonista de sua vida financeira é que a Boa Vista SCPC mantém no portal www.consumidorpositivo.com.br uma série de serviços gratuitos de utilidade pública, como a consulta online de CPF.

A Boa Vista SCPC foi pioneira no Brasil ao disponibilizar gratuitamente para a população brasileira o serviço de consulta de CPF na internet, em 2012. Nestes quatro anos, a empresa constatou o sucesso da iniciativa que, ano a ano, amplia o número de milhões de consultas feitas por consumidores de Norte a Sul do país. Mas tão importante quanto a consulta de CPF são os demais serviços no portal Consumidor Positivo. Segundo Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, estes benefícios, se usados conjuntamente pelo consumidor, garantem tranquilidade e equilíbrio nas relações de crédito com o mercado.

No portal Consumidor Positivo estão disponíveis o Radar Pessoal, que emite alertas para ajudar o consumidor a monitorar o CPF e consultas feitas em seu nome pelo mercado. O SOS Cheques e Documentos, que registra um alerta no banco de dados sobre furto ou roubo de documentos ou de cheques. A negociação online de dívidas e os guias e programas com dicas e orientações sobre educação financeira e orçamento doméstico. Um conteúdo rico e didático, de fácil acesso na web, que auxilia o consumidor a colocar a vida financeira em dia.

Sobre a consulta online de CPF, o superintendente da Boa Vista SCPC afirma que a iniciativa acarretou mudanças significativas para o consumidor, já que antes precisava se dirigir a um posto de atendimento presencial. Hoje, de qualquer lugar do país, esta mesma pessoa pode saber se há dívidas registradas em seu CPF com a facilidade da internet, sem gastos e sem a necessidade de deslocamentos. Os ganhos desta inovação lançada pela Boa Vista foram tantos que levaram outras empresas do setor de proteção ao crédito, antes resistentes ao fornecimento gratuito da consulta, a seguir o seu exemplo.

A consulta de débito no portal Consumidor Positivo é simples, rápida e não necessita de intermediários. Para quem deseja saber se está ou não com o nome limpo, basta acessar o endereço eletrônico www.consumidorpositivo.com.br e fazer um cadastro com alguns dados pessoais. O sistema de segurança efetua uma validação destes dados para então liberar o cadastro. Feito isso, é só verificar se existem dívidas, renegociá-las on-line, ou ainda, utilizar as informações de contato para falar diretamente com o credor. Por isso é importante que as informações prestadas pelo consumidor coincidam com os dados oficiais mantidos pelo serviço.

“O principal objetivo da consulta de CPF é facilitar o acesso do consumidor a eventuais registros de débitos feitos pelos credores. De acordo com o último levantamento da Boa Vista, cerca de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes no país. Para diminuirmos este número expressivo, precisamos cada vez mais ter o controle das nossas finanças pessoais. E a consulta online de CPF pode ajudar muito neste objetivo. Brasileiros em qualquer região do Brasil podem consultar o nome com a praticidade da internet, a qualquer hora, todos os dias da semana. Os mais de 15 milhões de consumidores que já realizaram a consulta no Portal Consumidor Positivo comprovam o quão benéfico tem sido exercer com mais protagonismo o controle de sua situação financeira, assim como chancelam o sucesso deste pioneirismo depois de quatro anos do seu lançamento”, comemora Pablo.

Cadastro Positivo

No portal Consumidor Positivo os consumidores poderão autorizar a inclusão do nome no Cadastro Positivo, serviço que destaca os pagamentos efetuados em dia pelo consumidor, e o coloca em um patamar diferenciado, para a obtenção das melhores condições de crédito junto ao mercado.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 4,0% em fevereiro

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 4,0% em fevereiro, na avaliação dessazonalizada contra janeiro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,5%,…

Movimento do Comércio cai 1,0% em fevereiro, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em fevereiro, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017) houve queda de 3,8% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…