Serviço gratuito previne contra golpes e fraudes com documentos roubados, alerta Boa Vista Serviços

Em caso de perda ou roubo dos documentos, em qualquer região do país, é importante registrar um alerta no SOS Cheques e Documentos, um serviço de utilidade pública do SCPC, para prevenir fraudes e prejuízos. Com essa medida prática, gratuita e rápida, em caso de uma possível tentativa de uso indevido do documento, um sinal de alerta é enviado ao lojista para que ele analise com mais cautela o negócio. O consumidor pode utilizar este serviço gratuito acessando o site www.consumidorpositivo.com.br ou também por telefone 0800 011 15 22.

A Boa Vista Serviços ainda alerta que o ideal é ter sempre os telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar o roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que pode servir de prova em caso de fraudes com seus documentos.

Comece 2014 sem dívidas

Para começar o ano sem dívidas, a Boa Vista Serviços oferece dicas importantes:

  • Consultar o nome para saber se está com pendências; o site www.consumidorpositivo.com.br é o único que permite consultar o próprio CPF gratuitamente, bastando confirmar alguns dados básicos. O site é totalmente confiável e mantido pela Boa Vista Serviços.
  • Renegocie as dívidas com o credor; consulte os planos que o credor oferece para uma melhor renegociação do débito.
  • Cuidado com intermediários para renegociar dívidas; o próprio consumidor pode buscar os credores para renegociar dívidas.
  • Não empreste o nome a terceiros; essa prática, mesmo que seja para um amigo ou familiar, pode causar sérios problemas.
  • Assuma um novo plano para quitar dívidas somente quando couber no orçamento; não adianta assumir um novo acordo para quitar dívidas se não for possível honrá-lo.
  • Faça um orçamento pessoal e familiar; é importante saber o quanto recebe e o quanto gasta mensalmente.
  • Evite desperdícios e compras desnecessárias; compre o necessário e tenha controle das despesas, principalmente, aquelas que estiverem acima de suas condições financeiras.
  • Poupe dinheiro; é fundamental ter uma poupança reserva para emergências.
  • Faça um planejamento para o futuro; coloque no papel o que pretende adquirir a médio e longo prazo como compra de um imóvel, troca de automóvel, plano de aposentadoria ou mesmo uma viagem.

 

Veja mais dicas em www.consumidorpositivo, na seção Educação Financeira.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,5% em julho

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,5% em julho quando comparado a junho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (agosto de 2016…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,90% em julho

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos), como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,90% em julho, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,31 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve alta frente ao mês anterior (em junho o…

PNAD: Rendimentos apresentam leve melhora no 2T17

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), os rendimentos reais dos trabalhadores apresentaram melhora em todas as regiões quando avaliadas os valores acumulados em 4 trimestres. A Região Nordeste registrou a primeira marcação positiva (1,6%), ao lado da região Sudeste (0,1%) e Centro Oeste (0,8%). Em relação ao mesmo período…