Serviço gratuito previne contra golpes e fraudes com documentos roubados, alerta Boa Vista Serviços

Em caso de perda ou roubo dos documentos, em qualquer região do país, é importante registrar um alerta no SOS Cheques e Documentos, um serviço de utilidade pública do SCPC, para prevenir fraudes e prejuízos. Com essa medida prática, gratuita e rápida, em caso de uma possível tentativa de uso indevido do documento, um sinal de alerta é enviado ao lojista para que ele analise com mais cautela o negócio. O consumidor pode utilizar este serviço gratuito acessando o site www.consumidorpositivo.com.br ou também por telefone 0800 011 15 22.

A Boa Vista Serviços ainda alerta que o ideal é ter sempre os telefones dos bancos e empresas de cartão de crédito para comunicar o roubo ou perda. Além disso, o consumidor deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência, que pode servir de prova em caso de fraudes com seus documentos.

Comece 2014 sem dívidas

Para começar o ano sem dívidas, a Boa Vista Serviços oferece dicas importantes:

  • Consultar o nome para saber se está com pendências; o site www.consumidorpositivo.com.br é o único que permite consultar o próprio CPF gratuitamente, bastando confirmar alguns dados básicos. O site é totalmente confiável e mantido pela Boa Vista Serviços.
  • Renegocie as dívidas com o credor; consulte os planos que o credor oferece para uma melhor renegociação do débito.
  • Cuidado com intermediários para renegociar dívidas; o próprio consumidor pode buscar os credores para renegociar dívidas.
  • Não empreste o nome a terceiros; essa prática, mesmo que seja para um amigo ou familiar, pode causar sérios problemas.
  • Assuma um novo plano para quitar dívidas somente quando couber no orçamento; não adianta assumir um novo acordo para quitar dívidas se não for possível honrá-lo.
  • Faça um orçamento pessoal e familiar; é importante saber o quanto recebe e o quanto gasta mensalmente.
  • Evite desperdícios e compras desnecessárias; compre o necessário e tenha controle das despesas, principalmente, aquelas que estiverem acima de suas condições financeiras.
  • Poupe dinheiro; é fundamental ter uma poupança reserva para emergências.
  • Faça um planejamento para o futuro; coloque no papel o que pretende adquirir a médio e longo prazo como compra de um imóvel, troca de automóvel, plano de aposentadoria ou mesmo uma viagem.

 

Veja mais dicas em www.consumidorpositivo, na seção Educação Financeira.

Comentários

comentários