Aumentou de 42% para 59%, em comparação ao ano passado, o total de consumidores que afirmam poupar para os filhos, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC feita com cerca de 1.060 respondentes, de todo o Brasil, com o intuito de identificar a percepção dos consumidores quanto à importância da educação financeira para crianças e adolescentes. Destes, 61% optam por guardar essas economias na poupança. Aplicações em fundos, ações ou CDB tiveram um crescimento de 3p.p. (pontos percentuais) em comparação a 2016. Outros 8% aplicam em Previdência Privada e 6% em Títulos de Capitalização. A imagem abaixo contém os detalhes.

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Ainda de acordo com a pesquisa, 85% dos consumidores acreditam ser muito importante que as crianças e adolescentes recebam orientação financeira. E na prática, para que isso aconteça, 65% afirmam que costumam conversar e explicar às crianças o que é, como se ganha e para que serve o dinheiro.

O percentual de crianças que aprendem sobre este tema nas escolas ainda é muito baixo, apenas 3%. Já 32% dizem que estimulam a criança a economizar a mesada ou a semanada, ou seja, que explicam a importância de se utilizar estes recursos com responsabilidade.

A pesquisa da Boa Vista SCPC identificou ainda que, em média, 22% dos consumidores costumam dar mesada ou semanada. Entre 2016 e 2017, este percentual aumentou em 6p.p. e passou de 17% para 23%.

96% dos consumidores que adotam a prática da mesada utilizam o dinheiro. Apenas 4% adotam o cartão pré-pago ou o cartão de crédito adicional, e destes, 56% consideram o cartão uma boa ferramenta para organização das despesas. 44% acreditam que o uso do cartão ajuda a controlar da melhor forma os gastos dos filhos.

55% adotam a mesada ou semanada para estimular a educação financeira nas crianças. 27% adotam esta iniciativa para prover recursos para a compra de alimentação/lanches e 18% como uma forma de recompensa por comportamento.

53% conseguem poupar mais de R$ 50 por mês, para os filhos. Sendo que 60% destas economias serão utilizadas no futuro, para ajudar nos estudos, faculdade, por exemplo; 19% para a compra da casa própria e 12% para outras finalidades como, realizar a viagem dos sonhos (2%), aposentadoria complementar (7%) e situações de emergência (3%).

Metodologia

A sondagem sobre a importância da Educação Financeira para jovens e adolescentes, da Boa Vista SCPC, foi realizada de modo online com 1056 consumidores, em nível nacional, entre 28 de agosto a 8 de setembro. A pesquisa tem o objetivo identificar a percepção dos consumidores quanto à importância da educação financeira para crianças e adolescentes. Para leitura dos resultados, considera-se margem de erro de 3p.p e 95% de grau de confiança.