O número de cheques devolvidos por falta de fundos (segunda devolução), como proporção do total de cheques movimentados[1], encerrou 2014 com o percentual de 1,99%, na comparação com 2013, representando o maior número desde a alta de 2,10% registrada em 2009, revela a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Considerando apenas os cheques devolvidos, houve recuo de 8,8% no acumulado de 2014, e os cheques movimentados diminuíram 9,8%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, a devolução foi 11,0% menor para os consumidores e  2,5% inferior para as empresas. A tabela 1 resume os dados.

tab1-ch

Na análise mensal, a proporção de cheques devolvidos sobre os movimentados atingiu 1,91% em dezembro de 2014, apresentando leve aumento em relação ao mês anterior, quando a proporção foi de 1,90%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Os cheques devolvidos apresentaram aumento de 15,9% na comparação mensal (dez/14 contra nov/14), enquanto os cheques movimentados cresceram 15,2%, o que contribuiu para a pequena variação do índice no período.

tab2-ch

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

A série histórica deste indicador está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/



[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.