Cheques devolvidos recuam em dezembro e atingem 1,87%, diz Boa Vista Serviços

Cheques devolvidos recuam em dezembro e atingem 1,87%, diz Boa Vista Serviços

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,87% em dezembro de 2013, apresentando um recuo em relação ao mês anterior, quando essa proporção era de 1,97%, conforme levantamento feito pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Esse número é menor 0,14 pontos porcentuais em relação a dezembro de 2012. No acumulado de 2013, o percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados foi de 1,97%, ante 1,98% alcançado em 2012.

O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista Serviços mostram que o número de cheques devolvidos por segunda devolução aumentou 4,4% na comparação com novembro de 2013. Também se observou a alta dos cheques movimentados (9,5%), o que contribuiu para a queda do índice.

Contra o mesmo mês do ano anterior, no entanto, o número de cheques devolvidos diminuiu (-8,0%), assim como o número total de cheques movimentados (-1,6%).

No acumulado em 2013, contra o mesmo período de 2012, os cheques devolvidos recuaram 9,1% enquanto os cheques movimentados diminuíram 8,3%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no mesmo período, observamos que a devolução foi 10,0% menor para as pessoas físicas e 6,5% menor para as pessoas jurídicas.

A tabela 1 resume os dados.

Metodologia

O indicador de cheques devolvidos é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) e o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.

 


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…