Percentual foi de 1,97% no mesmo mês de 2012

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,93% em outubro de 2013, apresentando um aumento em relação ao mês anterior, quando essa proporção era de 1,78%, de acordo com a análise nacional da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. O percentual registrado em outubro de 2012 foi de 1,97%. O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados. No acumulado do ano (janeiro a outubro), o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados é de 1,98%, enquanto em igual período de 2012 era de 1,99%.

Número de cheques devolvidos

Os dados da Boa Vista Serviços revelam que o número de cheques devolvidos (segunda devolução) cresceu 16,5% na comparação mensal. Também se observou crescimento dos cheques movimentados (7,7%), o que contribuiu para o aumento do índice.

Contra o mesmo mês do ano anterior, no entanto, o número de cheques devolvidos diminuiu (-11,8%), assim como o número total de cheques movimentados (-9,6%).

No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, os cheques devolvidos recuaram 9,1% enquanto os cheques movimentados diminuíram 8,7%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no mesmo período, observamos que a devolução foi 10,0% menor para as pessoas físicas e 6,7% menor para as pessoas jurídicas. A tabela 1 resume os dados.



[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.