O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 1,98% em agosto de 2014, apresentando queda em relação ao mês anterior, quando a proporção foi de 2,15%, de acordo com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Os cheques devolvidos recuaram, assim como os cheques movimentados, exibindo variações negativas de 13,6% e 6,4%, respectivamente, o que contribuiu para a queda do índice no período.

ch1

Número de cheques devolvidos

Os dados da Boa Vista SCPC mostram que no acumulado em 2014, contra o mesmo período de 2013, os cheques devolvidos (segunda devolução) recuaram 8,6%, enquanto os cheques movimentados diminuíram 10,3%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, observamos que a devolução foi 11,0% menor para as pessoas físicas e 1,9% inferior para as pessoas jurídicas.

No acumulado do ano, o percentual de cheques devolvidos sobre os cheques movimentados atingiu 2,05%, ante 2,01% registrado no período equivalente em 2013.

A tabela 1 resume os dados.

ch2

Metodologia

Este indicador é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.

A série histórica deste indicador encontra-se no site em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.