O número de cheques devolvidos - segunda devolução por falta de fundos - como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,04% no acumulado do 1º semestre de 2014, mantendo estabilidade comparada a igual período do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).  

cheques1

No acumulado em 2014, contra o mesmo período de 2013, os cheques devolvidos recuaram 9,2%, enquanto os cheques movimentados diminuíram 9,1%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, observamos que a devolução foi 11,6% menor para as pessoas físicas e 2,7% inferior para as pessoas jurídicas.

O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados foi de 1,85% em junho de 2014, apresentando forte queda em comparação ao mês anterior, quando a proporção foi de 2,07%. O gráfico 2 mostra a evolução recente dos dados citados.

Os cheques devolvidos recuaram, assim como os cheques movimentados, exibindo variações de 15,7% e 3,3%, respectivamente, o que contribuiu para o recuo do índice no período.

cheques2

 

Metodologia

Este indicador é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos. A série histórica deste indicador encontra-se no site em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/

 



[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.