O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,14% no 1º semestre de 2015, registrando o pior resultado semestral em seis anos, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC.

No acumulado do 1º semestre de 2015, os cheques devolvidos recuaram 5,3% em relação ao mesmo período de 2014. Na mesma base de comparação, os cheques movimentados diminuíram 10,0%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, observamos que a devolução foi 7,4% menor para as pessoas físicas e 0,2% maior para as pessoas jurídicas.

A tabela 1 resume os dados.

indicador-cheques1

O percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados recuou em junho de 2015, ficando em 1,98% ante o resultado de 2,24% de maio de 2015. Em contrapartida, o indicador foi maior na comparação com junho do ano anterior, quando havia registrado 1,85%.

Os cheques devolvidos recuaram 1,0% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados subiram 12,0%, o que contribuiu para a queda do percentual no período.

O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

indicador-cheques2

 


[1] Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.