O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentadoatingiu 2,15% no acumulado de janeiro a setembro de 2015, registrando o pior resultado para o período desde 2009, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC.

No acumulado dos três trimestres do ano, os cheques devolvidos recuaram 4,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, os cheques movimentados diminuíram 10,3%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, observamos que a devolução foi 6,9% menor para as pessoas físicas e 1,7% maior para as pessoas jurídicas.

A tabela 1 resume os dados.

O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados aumentou em setembro de 2015, ficando em 2,17% ante o resultado de 2,07% de agosto de 2015. O indicador também foi maior na comparação com setembro do ano anterior, quando havia registrado 1,80%.

Os cheques devolvidos aumentaram 4,3% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados recuaram 0,3%, o que contribuiu para a subida do percentual no período.

O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/