O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados permaneceu em 2,33% em maio de 2016. Com este resultado, o indicador não sofreu alteração em relação ao mês passado, mas superou o percentual atingido em maio de 2015, de 2,24%.

cheques1

Os cheques devolvidos aumentaram 7,9% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados cresceram 7,6%, o que levou à estabilidade do percentual no período.

O gráfico 1 mostra a evolução recente dos dados citados.

No acumulado do ano, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados atingiu 2,37% ante 2,18% registrado no mesmo período do ano anterior. Nessa mesma base de comparação, o percentual deste mês é o maior da série histórica.

No acumulado do ano, os cheques devolvidos recuaram 4,9%, enquanto os cheques movimentados diminuíram 12,5%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, na mesma base de comparação, observamos que a devolução foi 6,5% menor para as pessoas físicas e 1,3% inferior para as pessoas jurídicas.

A tabela 1 resume os dados.

cheques2

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/

Desde maio de 2012 a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Termos relacionados:

  • cheque sem fundo
  • consulta cheque sem fundo
  • cheque devolvido
  • consulta cheque devolvido
  • controle de cheques emitidos
  • educação financeira