Percentual de cheques devolvidos recua em julho

Foram devolvidos 1,96% dos cheques movimentados em julho. Percentual acumulado no ano é de 2,02%.

O número de cheques devolvidos, 2ª devolução por falta de fundos, como proporção do total de cheques movimentados* foi de 1,96% em julho de 2012, apontando o segundo recuo mensal consecutivo do indicador. Em junho, essa proporção foi de 1,98%, e em maio atingiu 2,15%.

Este percentual é maior do que o registrado em julho de 2011, quando o número de cheques devolvidos atingiu a proporção de 1,95% do total de cheques movimentados. No acumulado do ano até julho, o percentual de cheques devolvidos foi de 2,02% contra 1,91% observado no mesmo período de 2011.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista mostram também que o número de cheques devolvidos (segunda devolução) no mês de julho subiu 8,0% em relação a junho de 2012. No mesmo período houve um aumento maior dos cheques movimentados (+9,1%), contribuindo para a melhora (diminuição no percentual) do índice.

No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, houve queda no número de cheques devolvidos (-3,4%) e queda maior ainda no número total de cheques movimentados (-8,8%), por isso o aumento do índice na comparação entre os períodos.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no acumulado do ano de 2011, a devolução para pessoas físicas foi 5,4% menor, enquanto para pessoas jurídicas houve aumento de 2,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em comparação a julho de 2011, observa-se uma queda de 2,1% no total de cheques devolvidos, e uma diminuição de 2,3% nos cheques movimentados.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, em relação ao mesmo mês do ano de 2011, a devolução para pessoas físicas foi 2,8% menor, enquanto para pessoas jurídicas houve pequeno aumento de 0,1% nas devoluções.

*Desde maio de 2012, a Boa Vista passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…