Foram devolvidos 1,93% dos cheques movimentados em agosto. Percentual acumulado no ano é de 2,01%

Este percentual é maior do que o registrado em agosto de 2011, quando o número de cheques devolvidos atingiu a proporção de 1,84% do total de cheques movimentados. No acumulado do ano até agosto, o percentual de cheques devolvidos é de 2,01% contra 1,90% observado no mesmo período de 2011.

Número de cheques devolvidos

Dados da Boa Vista mostram também que o número de cheques devolvidos (segunda devolução) no mês de agosto caiu 2,6% em relação a julho de 2012. No mesmo período houve uma diminuição dos cheques movimentados (-1,1%), contribuindo para a melhora (diminuição no percentual) do índice.

No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, houve queda no número de cheques devolvidos (-4,1%) e queda maior ainda no número total de cheques movimentados (-9,3%), por isso o aumento do índice na comparação entre os períodos.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no acumulado do ano de 2012, a devolução para pessoas físicas foi 5,9% menor, enquanto que para pessoas jurídicas houve aumento de 1,8%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Em comparação a agosto de 2011, observa-se uma queda de 8,6% no total de cheques devolvidos, e uma diminuição de 12,6% nos cheques movimentados.

Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, em relação ao mesmo mês do ano de 2011, a devolução para pessoas físicas foi 9,7% menor, enquanto que para pessoas jurídicas houve queda de 5,3% nas devoluções.

Cheques devolvidos tem terceiro recuo mensal em agosto