Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostraram que em 2016 as vendas do comércio para a Páscoa recuaram 5,8% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2015, a queda foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que teve início em 2008, conforme gráfico 1.

 

graf1

Diante do fraco desempenho econômico, do mercado de trabalho desaquecido e da perda de poder aquisitivo das famílias, uma retomada de confiança dos consumidores ainda parece distante para movimentar a economia e as vendas do varejo. Podemos observar que as vendas na Páscoa seguem a tendência do varejo, portanto, antecipa mais um ano difícil para o comércio.

Metodologia: O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 21 a 27 de março de 2016, comparadas às consultas realizadas entre 30 de março e 5 de abril de 2015.