A Demanda por Crédito do Consumidor subiu 1,3% em julho (expurgados os efeitos sazonais), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Contudo, na avaliação interanual, julho apresentou queda de 4,3%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (agosto de 2016 até julho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da queda (0,6 p.p. frente ao resultado de junho), atingindo -5,7%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses observou-se nas instituições financeiras uma retração de 9,4%, enquanto para o segmento não-financeiro houve diminuição de 3,2%.

demandajulho1

Os resultados mostram um indicador ainda fragilizado, mas que gradualmente retorna a um território mais neutro. Com a retomada da atividade econômica, a propensão ao consumo também inicia um movimento de recuperação, colaborando para um aumento da demanda por crédito por parte dos consumidores. Ademais, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, espera-se para os próximos meses retomada mais consistente do indicador, que deverá atingir níveis positivos até o primeiro trimestre de 2018. Segue abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

demandajulho2

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.