A demanda do consumidor brasileiro por crédito caiu 2,4% em março de 2015, na comparação com o mês anterior (fevereiro de 2015), de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na análise de longo prazo, avaliada pela variação acumulada em 12 meses (abril/14 a março/15 em comparação com os 12 meses antecedentes), a queda atingiu 9,4% no período, registrando novo recorde negativo. Já na avaliação interanual (março/15 contra março/14), a busca do consumidor por crédito recuou 10,0%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, expurgados os efeitos sazonais, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 1,7% (março/15 contra fevereiro/15), e para o segmento não-financeiro também houve queda, de 2,9%, mantida a base de comparação.

demanda1

O consumidor tem sido mais cauteloso em tempos de incerteza econômica. Como consequência a demanda por crédito vem desacelerando paulatinamente, desde meados do segundo semestre de 2014, e em março/15 podemos observar queda tanto no resultado mensal, quanto na tendência de longo prazo (verificada pela variação acumulada em 12 meses). Contribuem para a intensificação da queda na procura por crédito fatores como a alta das taxas de juros e a inflação consistentemente elevada, que tem apertado os orçamentos domésticos. Levando em consideração o cenário macroeconômico para 2015, a Boa Vista SCPC acredita que uma inflexão somente se concretizará com a melhoria da confiança na economia, cenário factível após a consolidação dos ajustes de política monetária e fiscal, atualmente em curso.

Abaixo, a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

demanda2

 Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/