Dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional, indicam que, no mês de abril, o indicador de Demanda por Crédito cresceu 0,4% quando comparado a março. Desconsiderados os efeitos sazonais, a série apresentou movimento mais intenso, expandindo 5,9% se confrontado ao período imediatamente anterior.

Nos doze meses encerrados em abril deste ano, houve elevação de 5,1% em relação aos doze meses terminados no mesmo período de 2012. Na comparação entre o resultado acumulado em 2013 contra o período correspondente no ano anterior o crescimento do indicador foi de 2,0%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito em instituições financeiras se mostrou 4,7% maior que em março de 2013, expurgados os efeitos sazonais. Nas instituições não financeiras a procura por crédito pelos consumidores avançou 6,9% no mês, na mesma base de comparação. Já no acumulado até abril de 2013 contra o mesmo período em 2012, os movimentos dos setores divergiram tendo o financeiro se elevado 2,1% enquanto o não financeiro apresentou queda de 1,3%.

  Metodologia do Indicador de Demanda por Crédito - Pessoa Física

O Indicador de Demanda por Crédito do Consumidor da Boa Vista foi construído com base no acompanhamento de uma amostra de cerca de 15 milhões de CPFs registrados na base de dados da Boa Vista.  O indicador aponta as intenções de crédito dos consumidores frente às empresas financeiras e empresas não financeiras. O indicador tem periodicidade mensal e base 100 na média do ano de 2010.