A demanda do consumidor por crédito recuou 1,1% no 1º trimestre de 2014, quando comparada a igual período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação do valor acumulado em 12 meses (período que abrange abril de 2013 até março de 2014), houve retração de 0,6% em relação aos doze meses anteriores (abril de 2012 até março de 2013). Na comparação mensal com os dados ajustados, a queda foi de 5,0% em relação a fevereiro de 2014.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, a demanda por crédito no 1º trimestre de 2014 caiu 2,4% nas instituições financeiras e 0,2% nas não financeiras, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,5% e o não financeiro 0,3%.

A economia encontra-se em um momento de reversão da política estabelecida até meados do ano passado, encarecendo o custo dos empréstimos ao consumidor. Além disso, as incertezas em relação ao ambiente macroeconômico têm levado os consumidores a serem mais cautelosos. A observação de longo prazo nos permite ver a queda no ritmo de crescimento da demanda por crédito, conforme gráfico abaixo.

grafico1

Abaixo segue a tabela resume os dados apresentados no texto, nas diversas comparações.

tabela1

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.