Procura do consumidor por crédito recua 1,1% em maio, revela Boa Vista SCPC

A demanda do consumidor por crédito recuou 1,1% em maio, na comparação dos dados dessazonalizados contra abril deste ano, revela a Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação contra maio de 2013, a queda em todo o país foi de 2,6%.

A tendência de queda do indicador foi intensificada, tanto na análise do resultado acumulado no ano quanto na análise dos valores acumulados em 12 meses. Enquanto nos primeiros cinco meses de 2014 a retração de 1,7%, no acumulado em 12 meses esta retração foi de 0,9%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador geral, na comparação do acumulado no ano, a demanda por crédito nas instituições financeiras teve intensificação da queda, passando de -1,4% para -1,7%. Mantida a base de comparação, o setor não-financeiro manteve estabilidade, com os resultados de maio próximos aos de abril (-0,5%).

Em 12 meses acumulados, o setor financeiro recuou 1,8% (0,2 p.p. menor que abril) e o não-financeiro diminuiu 0,1 p.p. (-0,4%).

A desaceleração da demanda por crédito segue em linha com o cenário de incerteza que ainda permeia a economia brasileira. Além da maior cautela do consumidor, pelo lado da oferta a política monetária restritiva enfrentada nos últimos meses também vem contribuindo para que a busca por crédito seja menor. A negativa por parte dos concedentes tende a desestimular uma segunda tentativa dos consumidores que buscam crédito no curto prazo, evidenciando, portanto, o ritmo de queda apresentado na avaliação de longo prazo.

Abaixo segue a tabela contendo o resumo dos dados apresentados no texto.

demanda1

 

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito – Pessoa Física é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador encontra-se em

www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…