A procura do consumidor por crédito recuou 1,5% em julho, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado do ano, a queda foi de 3,2%, contra igual período de 2013. Na comparação contra julho de 2013, a demanda do consumidor por crédito diminuiu 7,8%.

Na análise dos valores acumulados em 12 meses, a tendência de queda do indicador também foi intensificada, passando de -1,4% registrados em junho (período que abrange jul/13 até jun/14 contra jul/12 contra jun13) para -2,1% aferidos em julho (período que abrange ago/13 até jul/14 contra ago/12 contra jul13). Mantida a base de comparação e considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda por crédito nas instituições financeiras apresentou queda, passando de -4,3% (junho) para -5,0% em julho. Já o setor não financeiro registrou queda de 0,7 p.p. em julho (-2,0%).

demanda1

A desaceleração da demanda por crédito segue em linha com o cenário de incerteza que ainda permeia a economia brasileira. Além da cautela do consumidor, pelo lado da oferta a política monetária restritiva dos últimos meses também vem contribuindo para que a busca por crédito seja menor. Contudo, para os próximos meses é possível uma reversão deste cenário, com as últimas medidas macroprudenciais divulgadas pelo Banco Central, que tendem a suavizar o aperto monetário e, consequentemente, estimular mais a demanda. Além disso, a médio prazo, as novas reformas microeconômicas divulgadas pelo Ministério da Fazenda, neste mês, deverão impactar também de maneira positiva os fatores de oferta, agindo em sintonia com as já citadas medidas do Banco Central, reforçando consecutivamente os incentivos à demanda por crédito.

Abaixo, tabela contendo o resumo dos dados.

demanda2 

Metodologia

O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

 

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito/.