Os pedidos de falência registraram alta de 16,0% na variação do acumulado em 12 meses comparado ao período imediatamente anterior, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em janeiro de 2016, o número de pedidos de falências recuou 10,3% na comparação com dezembro de 2015 e aumentou 4,8% em comparação a janeiro de 2015.

Em 12 meses, as falências decretadas subiram 17,8% em relação ao período anterior. Na comparação interanual cresceram 15,0% e 21,1% ante o mês anterior.

Os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas, no acumulado em 12 meses, também seguiram tendência de alta, registrando 56,6% e 40,1%, respectivamente.  A tabela 1 resume os dados.

Os indicadores de falências e recuperações judiciais encerraram 2015 em patamares superiores aos observados em 2014 e iniciaram o ano ainda em ritmo de alta. Os fatores que prejudicaram a situação das empresas, como a fraca atividade econômica, os elevados custos e a restrição ao crédito, ainda deverão ser observados em 2016. Sem sinal de mudança, os indicadores devem conservar esta tendência ao longo de 2016.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:

 http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais/