Os pedidos de falência registraram queda de 1,4% no acumulado de janeiro a novembro de 2014, quando comparados ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na análise mensal (nov/14 contra out/14), os pedidos cresceram 2,8%, e na comparação interanual (nov/14 contra nov/13), houve aumento de 18,5%.

As falências decretadas apresentaram alta de 1,8% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2013. Na comparação mensal (nov/14 contra out/14) as falências decretadas recuaram 4,3% e na comparação interanual (nov/14 contra nov/13) houve crescimento de 29,4%.

No acumulado do ano (jan/14 a nov/14), contra o mesmo período de 2013, os pedidos de recuperação judicial cresceram 8,1%, e as recuperações judiciais deferidas ficaram estáveis (0,0%). A tabela 1 resume os dados.

tb1

Faltando apenas um mês para o fechamento do ano, os pedidos e os decretos de falência voltaram a se aproximar dos números acumulados em 2013. Os pedidos de recuperação judicial continuam maiores em comparação ao ano passado, ainda reflexo do aumento dos pedidos de falência.

Os pedidos de falência ainda vêm apresentando queda em 2014, e o baixo crescimento observado na atividade econômica tem elevado a insolvência das empresas para patamares próximos aos de 2013, como a Boa Vista SCPC já projetava desde o início do ano. Esses efeitos devem continuar nos próximos meses, e devem contribuir para a elevação nos pedidos de falência.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais/

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração de dados mensais de ocorrências (requerimentos e decretações) registrados na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e de Justiça dos estados.