Os pedidos de falências registraram queda de 5,1% no acumulado de 2014 comparado ao mesmo período de 2013, de acordo com dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Na comparação mensal, os pedidos aumentaram 18,7% em agosto e cresceram 10,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

As falências decretadas apresentaram recuo de 7,6% no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2013. Na comparação interanual, o recuo foi de 42,9% e de 9,1% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, os pedidos de recuperação judicial cresceram 6,5%, apresentando leve desaceleração. As recuperações judiciais deferidas tiveram queda de 9,5%. A tabela 1 resume os dados.

falencias1

Apesar dos resultados fracos da atividade econômica em 2014, os pedidos de falência continuam menores quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mas essa redução não deve persistir até o fim de 2014. Assim, acreditamos que os pedidos de falência encerrem o ano com números mais próximos aos de 2013.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração de dados mensais de ocorrências (requerimentos e decretações) registrados na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e de Justiça dos estados.

A série histórica do indicador está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais/