Os pedidos de falência recuaram 21% em janeiro, em relação a dezembro de 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual, a queda foi de 17,5%. As falências decretadas diminuíram 14,1% em janeiro, na comparação mensal, porém houve aumento de 27,1% na comparação com janeiro de 2013.

Os pedidos de recuperação judicial apresentaram expansão de 2,1% em relação a janeiro de 2013, enquanto as recuperações judiciais deferidas caíram 50,6%. A tabela 1 resume os dados.

Em 2013, houve melhoria nos indicadores de solvência das empresas quando comparados a 2012. Algumas expectativas favoráveis da economia, como o mercado de trabalho aquecido e a queda da inadimplência de empresas e de consumidores podem contribuir para que os pedidos de falência continuem em queda no início de 2014, assim como as recuperações judiciais requeridas e deferidas também podem manter a tendência de desaceleração. As falências decretadas também tendem a iniciar trajetória de queda, em decorrência do recuo dos pedidos de falências em 2013.

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração de dados mensais de ocorrências (requerimentos e decretações) registrados na base de dados da Boa Vista Serviços, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e de Justiça dos estados.