A inadimplência na cidade de São Paulo apontou queda de 6,3% no acumulado do ano, até setembro de 2014, comparada ao mesmo período de 2013, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na análise de longo prazo, obtida pela variação do acumulado nos últimos 12 meses, a queda foi de 6,8%, e na comparação interanual (set/14 contra set/13) o indicador caiu 8,9%. Na variação mensal (set/14 contra ago/14) a inadimplência em São Paulo recuou 5,4%, descontados os efeitos sazonais.

indicador1

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou queda de 10,3% na variação do resultado acumulado no ano. Houve queda do indicador no acumulado em 12 meses e na comparação interanual (set/14 contra set/13) de 8,0% e 11,6%, respectivamente. A recuperação de crédito subiu 0,3% na comparação mensal (set/14 contra ago/14) dos dados ajustados pelo fator sazonal.

indicador2

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.