Boa Vista Serviços aponta que o Movimento do Comércio encerrou 2012 com alta de 7,3%

Indicador recuou -0,2% em relação a novembro, na comparação com ajuste sazonal, e avançou 8,0% em relação a dezembro de 2011

Acesse aqui o release na íntegra.

29 de janeiro de 2013 – Dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional, indicam que, em dezembro houve uma pequena redução no indicador do Movimento do Comércio (-0,2%) em relação a novembro – desconsiderando os efeitos sazonais.

Avaliando os doze meses que compõe o ano de 2012 contra o mesmo período de 2011, o indicador subiu 7,3%. Em 2011 o indicador subiu 7,9%.

Setores

O setor de Supermercados, alimentos e bebida apresentou entre novembro e dezembro um crescimento de 0,4%, desconsiderando os efeitos sazonais. Analisando os últimos 12 meses o setor exibiu o maior crescimento dentre aqueles analisados pela Boa Vista, com a variação de 9,3%.

A série dessazonalizada do setor de varejo Móveis e Eletrodomésticos registrou aumento de 0,8% em comparação ao mês imediatamente anterior. Considerando o desempenho acumulado do ano de 2012, houve alta de 5,8% na atividade do setor quando comparado ao ano anterior.

Já o setor de Combustíveis e Lubrificantes apresentou em dezembro queda de 1,0% em comparação com novembro em sua série dessazonalizada. Nos doze meses de 2012, porém, a série apresentou crescimento de 6,6%.

Por fim, o indicador de movimento do varejo para o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados registrou queda de 1,1% m/m em dezembro, considerando o ajuste sazonal. No acumulado de 2012 o setor apresentou a variação mais modesta, com elevação de 3,0%.

Análise

O primeiro trimestre de 2012 apresentou forte expansão nas vendas do varejo, esse comportamento foi sustentado por dois eventos. O primeiro deles foi a alta de 14% do salário mínimo que ocorreu em janeiro de 2012. O segundo foi o pacote de medidas de incentivos à tomada de crédito adotada pelo governo.

O crescimento experimentado pelo varejo no primeiro trimestre não se sustentou com a mesma intensidade ao longo do ano. Esse comportamento é explicado pelo arrefecimento apresentado na economia brasileira, que se tornou evidente a partir dos dados econômicos divulgados ao longo do ano. Porém, pelos números da Boa Vista, aparentemente houve uma retomada do crescimento das atividades no varejo no último trimestre, o que pode indicar uma recuperação da atividade econômica.

Metodologia do Indicador de Movimento do Comércio

O indicador que representa o nível de atividade do setor varejista é obtido a partir da série histórica mensal da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista.  As consultas são realizadas por estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. O indicador é mensal e começa ser publicado em janeiro de 2013.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Número de novas empresas cai 3,8% no 2º trimestre

No 2º trimestre de 2017 o número de novas empresas caiu 3,8% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Assim, o resultado configura a primeira queda para esse trimestre desde o início da série histórica (2003). Ainda assim, os valores acumulados no…

Vendas para o dia dos pais recuam 0,5% em 2017

As vendas do comércio para o dia dos pais diminuíram 0,5% em 2017 quando comparadas a 2016, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). O recuo das vendas nesta data foi mais fraco do que o observado em 2016, quando o comércio retraiu 5,2% em relação ao mesmo período de…

Recuperação de crédito cai 1,7% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,7% na variação acumulada em 12 meses (agosto de 2016 até julho de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou queda de 6,4% contra o mês…