Movimento do comércio sobe 1,5% no ano, aponta Boa Vista Serviços

No acumulado de 12 meses a expansão foi de 3,6%

O indicador de Movimento do Comércio avançou 1,5% no acumulado de janeiro a julho de 2013, comparado ao respectivo período de 2012, informa  a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, a partir de dados do varejo com abrangência nacional.

No mês de julho, o movimento do comércio avançou 0,2% na comparação com junho, retirados os efeitos sazonais. Avaliando os últimos doze meses, contra os doze meses terminados em julho do ano anterior, o indicador teve um aumento de 3,6%.

O setor varejista vivenciou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado da conjuntura macroeconômica favorável. Contudo, a desaceleração das taxas de expansão da maioria dos segmentos do indicador aponta para uma modificação do cenário de forte expansão em 2013.

Dessa forma, a Boa Vista Serviços espera que o comércio mantenha um crescimento em 2013, porém com taxas mais moderadas do que as registradas nos últimos anos. Este resultado deverá ser muito influenciado pela pressão inflacionária atual e por certa piora do mercado de trabalho, conforme já se observa na desaceleração do crescimento do rendimento médio, entre outros fatores.

Setores

O setor de Móveis e Eletrodomésticos expandiu 0,9% sobre o mês anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais, sendo o grande responsável pela variação positiva mensal do indicador geral. Porém, a variação acumulada dos últimos 12 meses contra os 12 meses antecedentes foi de -0,3%, primeiro resultado negativo desde o início da série histórica.

Na direção oposta, a maior queda mensal dentre todos os setores foi registrada por Supermercados, Alimentos e Bebidas que teve sua série dessazonalizada reduzida em 0,5% em comparação a junho. Quando confrontados os 12 meses terminados em julho ao período correspondente em 2012 houve avanço de 5,6%.

O índice da categoria Tecidos, Vestuários e Calçados contraiu 0,4% quando confrontado ao mês anterior – apurados os efeitos sazonais. O indicador no acumulado entre janeiro e julho de 2013 exibiu acréscimo de 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, o segmento de Combustíveis e Lubrificantes apresentou queda de 0,1% da sua série com ajuste sazonal em relação a junho de 2013.  Entretanto, o indicador manteve forte expansão de 4,1% no acumulado do ano na comparação com o período correspondente em 2012.

 

Tabela 1 – Resumo

Indicador do Comércio

Jul13/Jun13*

Jul13/Jul12

Acum 13/12

12 meses

Móveis e eletrodomésticos

0,9%

-4,5%

-3,1%

-0,3%

Tecidos, vestuários e   calçados

-0,4%

2,7%

2,5%

3,4%

Supermercado, alimentos e   bebidas

-0,5%

3,1%

3,3%

5,6%

Combustíveis e   lubrificantes

-0,1%

4,0%

4,1%

5,8%

Varejo

0,2%

0,8%

1,5%

3,6%

*Series Dessazonalizadas
Fonte: Boa Vista Serviços

O indicador é obtido a partir da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista pelos estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Comentários

comentários

Posts relacionados

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…

Inadimplência do consumidor cai 0,8% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a…