Movimento do comércio cai 0,4% em julho, diz Boa Vista SCPC

O movimento do comércio caiu 0,4% em julho, de acordo com dados nacionais do varejo, apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado em 12 meses (ago/13 até jul/14 contra ago/12 até jul/13) houve aumento de 3,9%. Na variação interanual (jul/14 contra jul/13) o indicador registra alta de 4,0%.

Na análise de longo prazo, medida pela variação do acumulado em 12 meses, a evolução do varejo tem sido modesta, sustentando a previsão de que o crescimento deste setor, em 2014,  será próximo do observado em 2013, em torno de 4,0%.

Setores

O principal destaque foi o setor de “Móveis e Eletrodomésticos”, que após duas altas consecutivas na margem, apresentou queda de 5,5% em julho, nos dados dessazonalizados. No valor acumulado em 12 meses, houve elevação de 6,3%, enquanto na variação interanual o indicador cresceu 4,5%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 0,6% na série dessazonalizada. Houve alta de 2,0% no acumulado em 12 meses e de 3,6% na análise interanual.

O segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 2,2% na variação mensal dos dados com ajuste sazonal. Nos valores da série sem ajuste, o setor apresentou alta de 4,9% na avaliação de longo prazo (acumulado em 12 meses), e 4,6% contra o mesmo mês de 2013.

Por fim, a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” apresentou leve alta de 0,2%. Sem contabilizar os efeitos sazonais, houve alta de 1,4% em 12 meses acumulados e alta de 3,2% contra julho de 2013.

tabela-1

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor sobe 5,2% em agosto

A Demanda por Crédito do Consumidor subiu 5,2% em agosto (expurgados os efeitos sazonais), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, agosto apresentou elevação de 1,9%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017 frente aos 12 meses…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…