O movimento do comércio recuou 0,9%, entre fevereiro e março, expurgados os efeitos sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Em 12 meses acumulados (abr/13 até mar/14 contra abr/12 até mar/13) passou de 2,9% para 3,0%. No primeiro trimestre de 2014 houve elevação de 7,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2013, observamos uma desaceleração das taxas de expansão para o varejo como um todo, em consequência de fatores como a queda dos níveis da confiança do consumidor e deterioração macroeconômica.

Setores

O setor de Combustíveis e Lubrificantes registrou aumento de 4,2% em 12 meses acumulados. Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano contra igual período do ano anterior houve elevação de 10,2%, enquanto a variação mensal de março contra fevereiro foi de 2,6%, retirados os efeitos sazonais.

A atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas cresceu 2,2% nos dados acumulados em 12 meses e 3,3% na comparação do acumulado no ano. Na série dessazonalizada houve elevação de 1,2% em março.

O segmento de Móveis e Eletrodomésticos aumentou 3,3% na variação acumulada em 12 meses e 8,9% na comparação entre o primeiro trimestre de 2014 contra igual período de 2013. Já na comparação mensal dos dados dessazonalizados, houve queda de 4,4%.

Por fim, o nível da categoria de Tecidos, Vestuários e Calçados registrou alta de 1,8% em 12 meses acumulados e de 7,2% na comparação do acumulado no ano. Na comparação mensal dos dados dessazonalizados, entre março e fevereiro, houve aumento de 2,0%.

imagem2

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.