O movimento do comércio caiu 1,4% em agosto, na comparação mensal, de acordo com dados nacionais do varejo, apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado em 12 meses (set/13 a ago/14 contra set12 a ago/13) houve aumento de 4,2%. Na variação interanual (ago/14 contra ago/13) o indicador registrou alta de 2,3%.

Na análise de longo prazo - medida pela variação do acumulado em 12 meses - a evolução do varejo tem sido modesta, sustentando a previsão de que o crescimento deste setor em 2014 deverá ser próximo ao observado em 2013, em torno de 4,0%.

Setores

O setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 1,7% na margem, descontados efeitos sazonais. No valor acumulado em 12 meses, houve elevação de 7,4%, enquanto na variação interanual o indicador cresceu 5,5%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” caiu 1,3% em agosto, na série dessazonalizada. O acumulado em 12 meses desacelerou 0,4 p.p., atingindo alta de 1,6%. Na análise interanual houve queda de 1,0%.

O segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 1,7% na variação mensal dos dados com ajuste sazonal. Nos valores da série sem ajuste, o setor apresentou alta de 5,6% na avaliação de longo prazo (acumulado em 12 meses), e 3,9% na análise interanual.

Por fim, a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” apresentou queda de 1,1%. Sem contabilizar os efeitos sazonais, houve aceleração da tendência em 12 meses acumulados, passando de 1,4% em julho para atuais 2,6%. Já na comparação contra agosto de 2013, houve também elevação, de 5,5%.

indicador-com

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/