O indicador de movimento do comércio subiu 5,4% no primeiro semestre de 2014, de acordo com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) com dados do varejo nacional. Na avaliação contra maio deste ano, houve queda de 0,1%, expurgados os efeitos sazonais. Na avaliação contra junho de 2013, houve queda de 0,2%. Em 12 meses acumulados (jul/13 até jun/14, contra jul/12 até jun/13) o indicador subiu 3,8%, valor inferior em 0,1 p.p. na comparação contra a aferição análoga de maio.

Apesar dos melhores resultados em maio, vimos que a tendência de crescimento modesto continua presente nos dados de junho, apresentando até desaceleração no acumulado em 12 meses. Com isso, esperamos que o varejo cresça a valores próximos de 2013.

Setores

O principal destaque foi para o setor de Móveis e Eletrodomésticos, que obteve alta de 4,2% em junho, na análise dos dados dessazonalizados. No valor acumulado em 12 meses houve elevação de 5,9%, enquanto a variação interanual houve queda de 6,3%.

A atividade do setor de Supermercados, Alimentos e Bebidas caiu 1,2% na série dessazonalizada, enquanto nos dados sem ajuste sazonal e acumulados em 12 meses houve alta de 2,3%. Já na análise interanual houve também elevação, de 2,7%.

O segmento de Combustíveis e Lubrificantes caiu 1,6% na variação mensal dos dados com ajuste sazonal. Nos valores da série sem ajuste, o setor apresentou alta de 4,9% na avaliação de longo prazo (acumulado em 12 meses) e 8,4% contra o mesmo mês do ano passado.

Por fim, a categoria de Tecidos, Vestuários e Calçados também registrou queda de 1,0% na margem. Sem contabilizar os efeitos sazonais, houve alta de 1,4% em 12 meses acumulados e queda de 2,9% contra junho de 2013.

tabela1

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.