O movimento do comércio expandiu 1,9% em 2013, na comparação com 2012, de acordo com indicador da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, a partir de dados do varejo com abrangência nacional. Em dezembro, houve alta de 2,4% na comparação com o mesmo mês em 2012. Já na comparação com novembro de 2013, o avanço foi de 0,7%, retirados os efeitos sazonais.

O setor varejista vivenciou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado de políticas de redistribuição de renda (salário-mínimo, programas de incremento de renda às famílias), inovações financeiras de impacto no crédito pessoal (como o desenvolvimento do “crédito consignado”), mercado de trabalho aquecido, entre outros fatores. Contudo, a desaceleração das taxas de crescimento da maioria dos segmentos do indicador aponta para uma modificação do quadro de expansão vivido ao longo dos últimos anos.

Para 2014, a Boa Vista estima que a atividade do varejo manterá um crescimento modesto, semelhante ao observado em 2013, uma vez que o cenário econômico deverá manter-se nos mesmos padrões.

Setores

O maior avanço em 2013 dentre todos os setores foi registrado por “Combustíveis e Lubrificantes”, com um aumento de 2,8% comparado a 2012. Já a variação em dezembro foi negativa, de -1,1%, em relação a novembro.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” apresentou crescimento nos 12 meses do ano passado de 2,6%, sobre o período correspondente de 2012. A elevação mensal foi de 1,4% contra o mês imediatamente anterior.

O segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” elevou-se em 1,0% na comparação anual entre 2013 e 2012. Quando confrontados os resultados de dezembro ante novembro, houve elevação de 0,5%.

Por fim, a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” apresentou variação no acumulado entre janeiro e dezembro de 2013 de 0,8% na série contra o acumulado em 2012. A variação mensal, entre novembro e dezembro, foi de 0,6%.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista, em todo o país. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.