Movimento do comércio apresenta queda de 0,6% em maio de 2013

Indicador avançou 0,9% em relação a maio de 2012

Dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional, indicam que no mês de maio o indicador de movimento do varejo recuou 0,6% na comparação com abril, retirados os efeitos sazonais.

Avaliando os últimos doze meses contra os doze meses terminados em maio de 2012, o indicador subiu 4,6%. Já a variação acumulada dos cinco primeiros meses do ano é de 1,9% quando comparada ao respectivo período em 2012.

Após registrar ganhos expressivos nos últimos anos, o crescimento do setor varejista vem apresentando uma tendência de desaceleração desde janeiro, muito influenciado pela pressão inflacionária ao consumidor, neste período. A Boa Vista Serviços espera, no entanto, que a atividade de varejo se mantenha em crescimento a taxas significativas em 2013, mesmo que não na intensidade de anos anteriores. Corroboram essas expectativas a manutenção de baixas taxas de desocupação na economia, os contínuos ganhos salariais acima da inflação e as medidas que tendem a favorecer o setor de móveis e eletrodomésticos.

Setores

O setor de Móveis e eletrodomésticos registrou queda de 2,5% sobre o mês imediatamente anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais à série, quinto resultado negativo de forma consecutiva e maior contração dentre todos os setores. A variação acumulada no ano contra o mesmo período em 2012 foi de -2,2%.

No resultado acumulado entre janeiro e maio de 2013 contra o período correspondente do ano anterior o setor de Combustíveis e lubrificantes manteve o maior avanço, com 4,3%. Porém quando comparada a abril de 2013, a série com ajuste sazonal do segmento varejista recuou 1,6%.

Também contribuindo negativamente, o nível da categoria Tecidos, vestuários e calçados apresentou queda de 0,6% quando confrontado a abril – expurgados os efeitos sazonais. O crescimento do indicador nos últimos 12 meses exibiu acréscimo de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, a série dessazonalizada de Supermercados, alimentos e bebidas apresentou elevação de 0,7% em relação a abril de 2013, única com variação positiva no período. O indicador aponta expansão de 6,3% na atividade deste setor nos últimos 12 meses, quando confrontado com os 12 meses imediatamente antecedentes.

Tabela 1 – Resumo

Indicador do Comércio

 

Mai13/Abr13*

Mai13/Mai12

Acum 13/12

12 meses

Móveis e eletrodomésticos

-2,5%

-5,7%

-2,2%

1,7%

Tecidos, vestuários e   calçados

-0,6%

1,5%

2,8%

3,1%

Supermercado, alimentos e   bebidas

0,7%

4,3%

3,5%

6,3%

Combustíveis e   lubrificantes

-1,6%

2,8%

4,3%

6,2%

Varejo

-0,6%

0,9%

1,9%

4,6%

*Series Dessazonalizadas
Fonte: Boa Vista Serviços

 

 

Metodologia do Indicador de Movimento do Comércio

O indicador que representa o nível de atividade do setor varejista é obtido a partir da série histórica mensal da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista Serviços em âmbito nacional.  As consultas são realizadas por estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…