Indicador avançou 0,9% em relação a maio de 2012

Dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional, indicam que no mês de maio o indicador de movimento do varejo recuou 0,6% na comparação com abril, retirados os efeitos sazonais.

Avaliando os últimos doze meses contra os doze meses terminados em maio de 2012, o indicador subiu 4,6%. Já a variação acumulada dos cinco primeiros meses do ano é de 1,9% quando comparada ao respectivo período em 2012.

Após registrar ganhos expressivos nos últimos anos, o crescimento do setor varejista vem apresentando uma tendência de desaceleração desde janeiro, muito influenciado pela pressão inflacionária ao consumidor, neste período. A Boa Vista Serviços espera, no entanto, que a atividade de varejo se mantenha em crescimento a taxas significativas em 2013, mesmo que não na intensidade de anos anteriores. Corroboram essas expectativas a manutenção de baixas taxas de desocupação na economia, os contínuos ganhos salariais acima da inflação e as medidas que tendem a favorecer o setor de móveis e eletrodomésticos.

Setores

O setor de Móveis e eletrodomésticos registrou queda de 2,5% sobre o mês imediatamente anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais à série, quinto resultado negativo de forma consecutiva e maior contração dentre todos os setores. A variação acumulada no ano contra o mesmo período em 2012 foi de -2,2%.

No resultado acumulado entre janeiro e maio de 2013 contra o período correspondente do ano anterior o setor de Combustíveis e lubrificantes manteve o maior avanço, com 4,3%. Porém quando comparada a abril de 2013, a série com ajuste sazonal do segmento varejista recuou 1,6%.

Também contribuindo negativamente, o nível da categoria Tecidos, vestuários e calçados apresentou queda de 0,6% quando confrontado a abril – expurgados os efeitos sazonais. O crescimento do indicador nos últimos 12 meses exibiu acréscimo de 3,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, a série dessazonalizada de Supermercados, alimentos e bebidas apresentou elevação de 0,7% em relação a abril de 2013, única com variação positiva no período. O indicador aponta expansão de 6,3% na atividade deste setor nos últimos 12 meses, quando confrontado com os 12 meses imediatamente antecedentes.

Tabela 1 – Resumo

Indicador do Comércio

 

Mai13/Abr13*

Mai13/Mai12

Acum 13/12

12 meses

Móveis e eletrodomésticos

-2,5%

-5,7%

-2,2%

1,7%

Tecidos, vestuários e   calçados

-0,6%

1,5%

2,8%

3,1%

Supermercado, alimentos e   bebidas

0,7%

4,3%

3,5%

6,3%

Combustíveis e   lubrificantes

-1,6%

2,8%

4,3%

6,2%

Varejo

-0,6%

0,9%

1,9%

4,6%

*Series Dessazonalizadas

Fonte: Boa Vista Serviços

 

 

Metodologia do Indicador de Movimento do Comércio

O indicador que representa o nível de atividade do setor varejista é obtido a partir da série histórica mensal da quantidade de consultas efetuadas à base de dados da Boa Vista Serviços em âmbito nacional.  As consultas são realizadas por estabelecimentos comerciais e instituições financeiras no momento da venda. Os dados são classificados conforme a atividade econômica do usuário da base de dados e, posteriormente, corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.