De acordo com os dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o Movimento do Comércio caiu 5,6% no primeiro semestre do ano, na comparação contra o mesmo período do ano anterior. Na avaliação dos dados com ajuste sazonal, junho apresentou avanço de 2,0% frente a maio. Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (desde julho de 2015 até junho de 2016 contra os 12 meses antecedentes), a queda observada foi de 5,3%. Na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,1%. 

Apesar das dificuldades que ainda permeiam o cenário econômico brasileiro, tais como juros elevados, mercado de trabalho em deterioração e inflação alta, na avaliação interanual os dados de junho apresentaram quedas mais amenas que as dos demais meses do primeiro semestre. Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolidem, possivelmente poderemos visualizar nas próximas aferições do varejo uma inflexão do atual movimento de queda, conforme apontado pelos resultados acumulados em 12 meses.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou elevação de 4,9% entre maio e junho, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -7,6%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 0,2% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 7,4%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1,0% no mês, na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 4,4%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” subiu 0,3% no mês – considerando dados dessazonalizados. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 4,8%.

Abaixo segue a tabela contemplando os valores citados acima.

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/

Termos relacionados:

  • clientes inadimplentes
  • prentensão de compra
  • analise de mercado
  • proteção de crédito
  • como ampliar as vendas
  • nome limpo
  • crédito ao consumidor
  • pesquisa de mercado