O movimento do comércio cresceu 1,2% em fevereiro (expurgados os efeitos sazonais), em todo o país, de acordo com dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na variação acumulada em 12 meses (março/2015 até fevereiro/2015 contra os 12 meses antecedentes) houve elevação de 2,3%, desacelerando 0,9 p.p. com relação a janeiro, mantida a base de comparação. Já na análise contra o mesmo fevereiro de 2014 houve queda de 2,1%.

movcom01

Apesar da elevação marginal, houve forte desaceleração na tendência do indicador, fato observado desde meados do segundo semestre de 2014 – acompanhando o resultado oficial para o setor varejista medido pelo IBGE. Para 2015, fatores macroeconômicos como elevação de juros, aumento de tributos e inflação em patamar elevado deverão afetar mais intensamente a confiança e o poder de compra do consumidor. Assim, a expectativa da Boa Vista é de que as vendas varejistas registrem crescimento de  modesto 1,0%, valor consideravelmente abaixo do aferido em 2014.

Setores

O setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 0,1% na variação mensal, descontados efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação interanual caiu 1,0%, enquanto na variação acumulada em 12 meses houve alta de 3,1%.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,9% no mês, expurgados efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, houve queda de 3,2% em fevereiro de 2014. Nos dados acumulados em 12 meses houve alta de 3,7%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu apenas 0,2% em fevereiro, na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, houve queda de 0,6% na variação contra o mesmo mês do ano anterior. Já na análise acumulada em 12 meses houve elevação de 1,6%.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 0,3% em fevereiro, nos dados dessazonalizados. Na série sem ajuste por sazonalidade, houve queda de 4,9% na variação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, enquanto a tendência de longo prazo (acumulados em 12 meses), a série o setor apresentou elevação de 4,8%.

Abaixo segue a tabela contemplando os valores citados acima.

movcom02

Metodologia

O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. 

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/movimento-comercio/