Expansão nos últimos 12 meses foi de 2,9%

O indicador de Movimento do Comércio expandiu 0,5% em setembro, em todo o país, na comparação com agosto, retirados os efeitos sazonais, conforme apurou a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Avaliando os últimos doze meses contra os doze meses terminados em setembro de 2012, o indicador aumentou 2,9%. A variação acumulada desde janeiro de 2013 foi de 1,6% contra o respectivo período em 2012.

O setor varejista vivenciou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado da relativa estabilidade da inflação no período, de políticas de redistribuição de renda e de inovações financeiras de alto impacto no crédito pessoal (como exemplo, o desenvolvimento do “crédito consignado”), entre outros fatores. Contudo, a desaceleração das taxas de expansão da maioria dos segmentos do indicador aponta para uma modificação deste quadro de forte expansão em 2013.

Dessa forma, a Boa Vista Serviços espera que a atividade de varejo mantenha um crescimento em 2013, porém com taxas mais moderadas que as observadas nos últimos anos, muito influenciado pela pressão inflacionária e a perda de ritmo do emprego e do rendimento médio da população ocupada no período.

Setores

O setor de Móveis e eletrodomésticos subiu 0,3% sobre o mês imediatamente anterior, depois de efetuados os ajustes sazonais à série. A variação acumulada dos últimos 12 meses em relação aos 12 meses antecedentes ainda se mantém em território negativo     (-0,3%), porém vem crescendo gradualmente a partir do segundo semestre deste ano, revertendo a tendência enfrentada no início do ano.

Na direção oposta, o maior impacto mensal dentre todos os setores foi registrada por Supermercados, alimentos e bebidas, observando-se um aumento de 0,8% comparado a agosto em sua série dessazonalizada. Quando confrontados os 12 meses terminados em setembro ao período correspondente em 2012, houve avanço de 4,4%.

O segmento de Tecidos, vestuários e calçados apresentou expansão de 0,6% em relação ao mês anterior, analisando-se a série com ajuste sazonal. O indicador apresentou variação de 1,5% no acumulado de 2013 na comparação com o mesmo período de 2012.

Por fim, o nível da categoria de Combustíveis e lubrificantes apresentou elevação de 0,1% na comparação com agosto – expurgados os efeitos sazonais. No acumulado entre janeiro e agosto de 2013 houve acréscimo de 3,5% na série contra o mesmo período do ano passado.

O indicador de Movimento do Comércio da Boa Vista Serviços é obtido a partir do número de consultas efetuadas pelas empresas a uma amostra representativa de CPFs. Os dados são classificados como oriundos de empresas do setor financeiro e não financeiro, e corrigidos pelos devidos tratamentos estatísticos. As séries têm como ano base a média de 2010 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.