Pedidos de falência acumulam alta de 25,8% no ano, diz Boa Vista SCPC

Os pedidos de falência registraram alta de 25,8% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015, segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em abril, o número de pedidos de falências aumentou 12,0% em relação ao mesmo mês do ano anterior e recuou 8,8% na comparação com março.

No acumulado do ano, as falências decretadas subiram 7,0% em relação ao período equivalente do ano anterior. Na comparação interanual cresceram 8,1% e diminuíram 7,8% ante o mês anterior.

Os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas, no acumulado do ano, continuam com tendência de alta, registrando aumento de 140,7% e 148,1%, respectivamente. A tabela 1 resume os dados.

Variacoes_Falencias_Abr

A situação das empresas continua preocupante e não há previsão de mudança no curto prazo. Com redução das receitas e elevação dos custos, o caixa das empresas vem sendo pressionado desde 2015. Nem mesmo o corte de despesas, via demissões por exemplo, e aumento do endividamento foram suficientes para aliviar a tendência de alta das falências e recuperações judiciais.

Sem perspectiva de melhora no cenário macroeconômico capaz de reverter essa situação ainda em 2016, os indicadores devem conservar a tendência observada ao longo de 2015.

Metodologia

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista SCPC, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais.

Comentários

comentários

Posts relacionados

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…

Inadimplência do consumidor cai 0,8% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a…