O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do SCPC – apontou queda de 0,1% na análise mensal dessazonalizada, enquanto na variação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) queda de 0,4%. Na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve queda de 7,4%, conferindo uma queda de 2,9% no acumulado do ano frente ao mesmo período do ano anterior.

rec1

Em termos regionais, na comparação em 12 meses observou-se alta somente na região Sudeste, de 1,7%. Para as demais regiões, ficou a seguinte configuração: Norte (-5,5%), Centro-Oeste (-4,5%), Sul (-1,9%) e Nordeste (-1,4%).

rec2

Apesar das divergências dos indicadores regionais, a média brasileira de recuperação de crédito continua muito próxima de valores estáveis. Com isso, o quadro de inadimplência na economia mantém-se inalterado, uma vez que o crescimento do fluxo de registros de consumidores inadimplentes nos últimos meses também permanece em níveis próximos da estabilidade.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito