Boa Vista – número de registro de inadimplentes fica estável e recuperação de crédito registra alta de 2% em agosto

Em comparação com agosto de 2011, o registro de inadimplentes mostra queda de 1% e a recuperação de crédito apresenta alta de 16,2%

Registro de Inadimplentes:

Dados da Boa Vista com abrangência nacional indicam que a quantidade de novos registros de inadimplentes apresentou leve queda de -0,2% em agosto. Nos doze meses encerrados em agosto de 2012 houve avanço de 10,4%, comparado aos doze meses findos em agosto de 2011. Frente a agosto de 2011 o indicador apresentou recuo de 1%, evidenciando uma desaceleração quando analisadas as variações no médio/longo prazo.

Espera-se que as melhorias nas condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e o aumento da população com vínculo empregatício ao longo dos últimos doze meses persistam, fazendo com que o crescimento do número de inadimplentes continue desacelerando ao longo de 2012. Neste sentido, a Boa Vista mantém a projeção de que 2012 acumulará uma variação de aproximadamente 3% contra 2011.

O valor médio das dívidas incluídas em agosto foi de R$1.256, 1,9% maior em relação a agosto de 2011 (dado ajustado pela inflação).

Regiões

A leve queda do indicador foi influenciada por duas regiões, Sul e Nordeste, que apresentaram variações de -1,1% e -2,6%, respectivamente, ante julho. As variações das regiões Sudeste (0,6%) e Norte (0,4%) impediram uma queda superior do indicador nacional. Já a região Centro-oeste, que possui pouca representatividade no indicador, não variou.

Varejo

O indicador que leva em conta apenas o setor de varejo apresentou comportamento semelhante na variação do número de registro de inadimplentes – estabilidade – elevando-se apenas 0,1% em relação a julho. Confrontado com agosto de 2011, o aumento é de 1,7%. Nos últimos doze meses o indicador acumula 21,9% de expansão, comparado aos doze anteriores.

Assim como no indicador geral, as regiões Sul e Nordeste registraram queda do indicador, variações de -1,5% e -0,6%, respectivamente, ante julho.

Recuperação de crédito:

Brasil

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – avançou 2,3% em relação a julho. O acumulado dos últimos doze meses é 13,5% maior que o dos doze meses anteriores.

Após queda no mês de julho, o indicador retoma o crescimento e mantém a tendência de elevação. Para o restante de 2012, é esperada a manutenção da tendência de crescimento do indicador frente ao ano anterior. Estimativas da Boa Vista indicam uma variação acumulada em 2012 de 8,5%, quando comparado a 2011.

Regiões

As maiores variações em relação a julho foram observadas nas regiões Sudeste (2,7%) e Sul (2,8%). O acumulado dos doze meses findos em agosto comparado com os doze anteriores destaca a região Centro Oeste avanço de 15,7%. Na comparação com agosto de 2011, o Nordeste lidera o aumento de exclusões de registros de inadimplentes com uma elevação de 19,3%.

Varejo

O indicador que considera apenas a recuperação de crédito no varejo foi o grande responsável pela variação positiva do indicador geral, registrando alta de 6,1% em relação a julho. Ao comparar o mesmo com agosto de 2011, observa-se um aumento ainda mais significativo, de 15,5%, impulsionado, principalmente, pelo Nordeste (21%).

Indicador Registro de Inadimplentes – Agosto de 2012

Comentários

comentários

Posts relacionados

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…

Inadimplência do consumidor cai 0,8% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a…