Boa Vista – número de registro de inadimplentes fica estável e recuperação de crédito registra alta de 2% em agosto

Em comparação com agosto de 2011, o registro de inadimplentes mostra queda de 1% e a recuperação de crédito apresenta alta de 16,2%

Registro de Inadimplentes:

Dados da Boa Vista com abrangência nacional indicam que a quantidade de novos registros de inadimplentes apresentou leve queda de -0,2% em agosto. Nos doze meses encerrados em agosto de 2012 houve avanço de 10,4%, comparado aos doze meses findos em agosto de 2011. Frente a agosto de 2011 o indicador apresentou recuo de 1%, evidenciando uma desaceleração quando analisadas as variações no médio/longo prazo.

Espera-se que as melhorias nas condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e o aumento da população com vínculo empregatício ao longo dos últimos doze meses persistam, fazendo com que o crescimento do número de inadimplentes continue desacelerando ao longo de 2012. Neste sentido, a Boa Vista mantém a projeção de que 2012 acumulará uma variação de aproximadamente 3% contra 2011.

O valor médio das dívidas incluídas em agosto foi de R$1.256, 1,9% maior em relação a agosto de 2011 (dado ajustado pela inflação).

Regiões

A leve queda do indicador foi influenciada por duas regiões, Sul e Nordeste, que apresentaram variações de -1,1% e -2,6%, respectivamente, ante julho. As variações das regiões Sudeste (0,6%) e Norte (0,4%) impediram uma queda superior do indicador nacional. Já a região Centro-oeste, que possui pouca representatividade no indicador, não variou.

Varejo

O indicador que leva em conta apenas o setor de varejo apresentou comportamento semelhante na variação do número de registro de inadimplentes – estabilidade – elevando-se apenas 0,1% em relação a julho. Confrontado com agosto de 2011, o aumento é de 1,7%. Nos últimos doze meses o indicador acumula 21,9% de expansão, comparado aos doze anteriores.

Assim como no indicador geral, as regiões Sul e Nordeste registraram queda do indicador, variações de -1,5% e -0,6%, respectivamente, ante julho.

Recuperação de crédito:

Brasil

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – avançou 2,3% em relação a julho. O acumulado dos últimos doze meses é 13,5% maior que o dos doze meses anteriores.

Após queda no mês de julho, o indicador retoma o crescimento e mantém a tendência de elevação. Para o restante de 2012, é esperada a manutenção da tendência de crescimento do indicador frente ao ano anterior. Estimativas da Boa Vista indicam uma variação acumulada em 2012 de 8,5%, quando comparado a 2011.

Regiões

As maiores variações em relação a julho foram observadas nas regiões Sudeste (2,7%) e Sul (2,8%). O acumulado dos doze meses findos em agosto comparado com os doze anteriores destaca a região Centro Oeste avanço de 15,7%. Na comparação com agosto de 2011, o Nordeste lidera o aumento de exclusões de registros de inadimplentes com uma elevação de 19,3%.

Varejo

O indicador que considera apenas a recuperação de crédito no varejo foi o grande responsável pela variação positiva do indicador geral, registrando alta de 6,1% em relação a julho. Ao comparar o mesmo com agosto de 2011, observa-se um aumento ainda mais significativo, de 15,5%, impulsionado, principalmente, pelo Nordeste (21%).

Indicador Registro de Inadimplentes – Agosto de 2012

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…