Indicador acumula alta de 2,1% nos últimos 12 meses. Recuperação de Crédito registrou alta de 2,7% em relação a janeiro.

1.   Registro de Inadimplentes:

Brasil

14 de março de 2013 - Dados da Boa Vista Serviços com abrangência nacional indicam que a variação mensal de novos registros de inadimplentes recuou 4,4% em fevereiro de 2013, descontados os efeitos sazonais. A variação em relação ao mesmo período no ano anterior apresentou queda de 5,5%. Já na comparação dos últimos doze meses (mar/12 a fev/13) com os doze anteriores (mar/11 a fev/12), o indicador acumulou elevação de 2,1%.

O valor médio das dívidas incluídas em fevereiro foi de R$1.224, 1,34% maior que o vislumbrado em janeiro após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.

O resultado de fevereiro manteve a tendência de queda observada no mês anterior, reflexo da continuidade dos impactos positivos das melhores condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e do aumento da população com vínculo empregatício ao longo de 2012. A Boa Vista avalia que estes fatores contribuirão para um baixo crescimento do número de inadimplentes ao longo de 2013 fechando o ano com um aumento de aproximadamente 2,0%.

Regiões

Todas as regiões apresentaram quedas na comparação com janeiro de 2013, destacando-se o Nordeste com -8,4%. Na mesma base de comparação, as regiões Sudeste e Sul tiveram seus números reduzidos em 3,4% e 0,6%, respectivamente.

Em relação a fevereiro de 2012, as maiores contrações vieram das regiões Sudeste e Sul com, respectivamente, 8,8% e 5,6%. Entretanto, na comparação do acumulado dos últimos doze meses em relação aos doze meses anteriores os resultados mantiveram-se positivos em todas as regiões, sendo os maiores crescimentos nas regiões Centro Oeste (4,6%) e Sudeste (2,6%).

Varejo

Ao considerar apenas o setor de varejo, o indicador de abrangência nacional apresentou uma queda mensal de 9,2%, expurgados os efeitos sazonais. As regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste apresentaram as maiores reduções, efetuados os ajustes sazonais, 10,8%, 10,3% e 9,2%, respectivamente.

Nos dozes meses findos em fevereiro de 2013, comparados aos doze encerrados em fevereiro de 2012, o crescimento acumulado do indicador nacional foi de 2,6%, impulsionado, principalmente, pela elevação de 5,5% da região Sudeste.

Tabela 1 – Registros de Inadimplentes *

Recuperação de crédito:

Brasil

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – cresceu 2,7% em fevereiro de 2013 em relação a janeiro, descontados os efeitos sazonais. Confrontado com fevereiro de 2012, houve uma elevação de 4,6%.

A Boa Vista espera que fatores como as melhores condições do mercado de crédito e aumento da população empregada contribuam positivamente para a recuperação de crédito em 2013.

Regiões

Dentre as regiões, os indicadores do Nordeste e Sul contraíram 2,2% e 0,6%, respectivamente, na comparação com o mês anterior, descontados os efeitos sazonais. As demais regiões mostraram expansão na quantidade de registros excluídos da base de dados, especialmente a região Sudeste, que teve seu indicador expandido em 5,4%.

Quando confrontados aos números de fevereiro do ano passado, todas as regiões apresentaram avanço, com maior intensidade para as regiões Nordeste (9,3%), Centro Oeste (6,3%) e Sul (5,4%).

Varejo

O indicador que considera a recuperação de crédito apenas no varejo divergiu do indicador geral e apresentou em fevereiro uma queda de 4,1% em relação a janeiro de 2013, descontados os efeitos sazonais. Todas as regiões contribuíram negativamente para o resultado com exceção da região Norte que cresceu 0,7% no período.

Já no acumulado em doze meses, comparado aos doze meses anteriores o indicador do varejo apresentou crescimento de 13,8%. Nesta mesma base de comparação todas as regiões tiveram crescimento em seus indicadores destacando-se as regiões Sul e Nordeste com 16,6% e 14,2% respectivamente.

Tabela 2 – Recuperação de Crédito *

*Séries Dessazonalizadas - Fonte: Boa Vista Serviços