Considerando-se apenas o varejo, houve queda de 1,4% contra outubro

A variação mensal de novos registros de inadimplência de consumidores foi de 2,3% em novembro de 2013, descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No resultado acumulado de janeiro a novembro, contra o mesmo período de 2012, houve retração de 0,1%. Já na comparação dos últimos doze meses (dez/12 a nov/13) com os doze anteriores (dez/11 a nov/12), o indicador apresentou avanço de 0,1%.

O valor médio das dívidas em novembro foi de R$1.239, sendo 4,47% menor que o observado em outubro, após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.

Ao longo do primeiro semestre do ano, os registros de inadimplentes mantiveram a tendência de queda iniciada no final de 2012. Entretanto, os resultados ao longo do segundo semestre de 2013 apontam para uma desaceleração dessa tendência. Isso pode ser justificado pelo arrefecimento dos impactos das melhores condições de crédito na economia brasileira e do mercado de trabalho. Desta forma, a Boa Vista espera 2013 termine apresentando resultados semelhantes aos de 2012 quanto ao comportamento da inadimplência.

Regiões

Os indicadores das regiões Sul e Sudeste foram os que mais expandiram no último mês, com respectivamente 3,6% e 3,4% – expurgados os efeitos sazonais. Na direção oposta destacaram-se  quedas nas regiões Norte (-2,0%) e Nordeste (-1,0%) na mesma base de comparação.

Ao confrontar o resultado acumulado nos últimos doze meses ao período antecedente de mesma duração, a região Sudeste foi a única a apresentar retração (-2,6%). As elevações mais relevantes ocorreram no Nordeste (7,4%) e no Norte (5,2%).

Varejo

Quando considerado apenas o setor de varejo, o indicador nacional, em novembro, apresentou recuo de 1,4% contra outubro, retirados os efeitos sazonais. No acumulado em doze meses o resultado nacional expandiu 0,2% em relação aos doze meses anteriores, com destaque para as regiões Sudeste (0,9%), Sul (0,6%) e Norte (0,6%).

 

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.