Inadimplência do consumidor na cidade de Cascavel sobe 4,4% em abril, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor na cidade de Cascavel subiu 4,4% em abril de 2015, na comparação com o mês anterior (março de 2015), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual (abril de 2015 contra abril de 2014) a inadimplência foi 2,7% menor. Na variação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 3,9%.

Esse levantamento foi realizado com exclusividade para a Caravana do Crédito, evento sobre gestão de crédito e risco que a Boa Vista SCPC promoveu no último dia 25 de maio, ao empresariado de Cascavel e região.

cascavel1 

Recuperação de crédito

O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade de Cascavel – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou aumento de 7,0% na variação mensal (abril de 2015 contra março de 2015), considerando a série dessazonalizada. Na comparação interanual (abril de 2015 contra abril de 2014) houve queda de 0,6% no pagamento de dívidas. Por fim, a recuperação de crédito caiu 1,8% na comparação acumulada em 12 meses.

cascavel2

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Caravana do Crédito

A Caravana do Crédito é uma iniciativa inédita da Boa Vista SCPC, lançada em 2013. Nos eventos, são debatidos os temas gestão de crédito e risco e relacionamento com consumidores, abordando conceitos e melhores práticas adotadas em vários ramos de atividade. O objetivo da Caravana, segundo o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado, é ajudar a “promover o crescimento do crédito de forma equilibrada, beneficiando dessa forma empresas e consumidores”. A Caravana do Crédito estreou em Blumenau, passando também por Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Belém.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…