A inadimplência do consumidor na cidade de Cascavel subiu 4,4% em abril de 2015, na comparação com o mês anterior (março de 2015), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual (abril de 2015 contra abril de 2014) a inadimplência foi 2,7% menor. Na variação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 3,9%.

Esse levantamento foi realizado com exclusividade para a Caravana do Crédito, evento sobre gestão de crédito e risco que a Boa Vista SCPC promoveu no último dia 25 de maio, ao empresariado de Cascavel e região.

cascavel1 

Recuperação de crédito

O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade de Cascavel – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou aumento de 7,0% na variação mensal (abril de 2015 contra março de 2015), considerando a série dessazonalizada. Na comparação interanual (abril de 2015 contra abril de 2014) houve queda de 0,6% no pagamento de dívidas. Por fim, a recuperação de crédito caiu 1,8% na comparação acumulada em 12 meses.

cascavel2

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Caravana do Crédito

A Caravana do Crédito é uma iniciativa inédita da Boa Vista SCPC, lançada em 2013. Nos eventos, são debatidos os temas gestão de crédito e risco e relacionamento com consumidores, abordando conceitos e melhores práticas adotadas em vários ramos de atividade. O objetivo da Caravana, segundo o presidente da Boa Vista SCPC, Dorival Dourado, é ajudar a “promover o crescimento do crédito de forma equilibrada, beneficiando dessa forma empresas e consumidores”. A Caravana do Crédito estreou em Blumenau, passando também por Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Belém.