A inadimplência do consumidor na cidade do Rio de Janeiro cresceu 4,7% em março de 2015, na comparação com o mês anterior (fev/15), de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual (mar/15 contra mar/14) a inadimplência foi 0,9% menor. Na variação acumulada em 12 meses, o indicador caiu 6,3%.

rj1

Pagamento de dívidas do consumidor

O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade do Rio de Janeiro – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou queda de 3,1% na variação mensal (mar/15 contra fev/15). Na comparação interanual (mar/15 contra mar/14) houve queda de 7,5% no pagamento de dívidas. Por fim, a recuperação de crédito caiu 13,0% na comparação acumulada em 12 meses.

rj2

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.