Inadimplência em Fortaleza recua 7,5% em setembro, mas acumula alta de 9,8% no ano

A região Nordeste apresenta queda de 0,1%; Ceará, queda de 1,4%; os números foram levantados exclusivamente para a Caravana do Crédito que tem sua próxima edição em Vitória-ES

A variação de novos registros de inadimplência em Fortaleza apresentou elevação de 9,8% no acumulado de janeiro a setembro de 2013, descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados inéditos da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No Estado do Ceará, no mesmo período, o aumento foi de 12,8%, enquanto a média da região Nordeste apresentou elevação menos acentuada, de 6,9%, enquanto a tendência nacional no período foi de recuo, de 0,5%. Esse levantamento inédito foi realizado com exclusividade para a Caravana do Crédito, evento sobre gestão de crédito e risco que a Boa Vista promove, neste dia 28 de outubro, ao empresariado de Fortaleza e região. A próxima parada do evento será em Vitória, no Espírito Santo, no dia 04 de novembro deste ano.

Analisando os registros de setembro, na comparação com agosto de 2013, a inadimplência em Fortaleza caiu 7,5%; no estado do Ceará também houve queda, 1,4%, quadro que também se observou na região Nordeste, que apresentou queda de 0,1% na mesma comparação, descontados os efeitos sazonais. (Abaixo a tabela completa, incluindo comparativos de setembro deste ano contra setembro de 2012 e 12 meses contra 12 meses).

 

Recuperação de Crédito do Consumidor

Já em relação ao indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – houve um crescimento de 10,1% no acumulado de janeiro a setembro de 2013 em Fortaleza, e de 12,2% no Estado do Ceará. São indicadores acima das médias da região Nordeste e do Brasil, em que o aumento do pagamento de dívidas foi de 7,8% e de 3,7% respectivamente.

Caravana do Crédito

A Caravana do Crédito é uma iniciativa inédita da Boa Vista Serviços, lançada este ano, e sua próxima edição será realizada em Vitória, no estado do Espírito Santo. No evento, haverá debate sobre gestão de crédito, risco e relacionamento com consumidores, abordando conceitos e melhores práticas adotadas em vários ramos de atividade. O objetivo da Caravana, segundo o presidente da Boa Vista Serviços, Dorival Dourado, é ajudar a “promover o crescimento do crédito de forma equilibrada, beneficiando dessa forma empresas e consumidores”. A Caravana do Crédito estreou em Blumenau, passando também por Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…