O Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mostra, com base em modelos estatísticos, a probabilidade de risco dos consumidores se tornarem inadimplentes, revela que os consumidores que buscaram crédito nos últimos doze meses aumentaram o risco de se tornarem inadimplentes em 0,3% no primeiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014, passando de 97,8 pontos para 98,1. Na comparação com o trimestre anterior, o indicador atingiu 98,1 pontos, após acréscimo de 0,9% no mês.

O indicador avalia o risco mediano de um perfil que buscou crédito no mercado nos últimos 12 meses. Há uma aderência do Indicador de Risco de Crédito com a taxa de inadimplência.

grafico1

O Indicador de Risco de Crédito pode ser utilizado como antecedente da inadimplência[1] dos consumidores brasileiros, medida pelo Banco Central. O indicador iniciou uma trajetória de queda no 2º trimestre de 2012, antecipando o recuo observado do indicador do Banco Central, a partir do 4º trimestre de 2012. De acordo com os últimos dados, o indicador começou a apontar tendência de alta para a taxa de inadimplência do Banco Central em 2015.



[1] Inadimplência de recursos livres acima de 90 dias para pessoas físicas medida pelo Banco Central.