Risco de crédito do consumidor aumenta após dois trimestres de estabilidade, revela Boa Vista SCPC

O Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mostra, com base em modelos estatísticos, a probabilidade de risco dos consumidores se tornarem inadimplentes, revela que os consumidores que buscaram crédito nos últimos doze meses aumentaram o risco de se tornarem inadimplentes em 0,3% no primeiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014, passando de 97,8 pontos para 98,1. Na comparação com o trimestre anterior, o indicador atingiu 98,1 pontos, após acréscimo de 0,9% no mês.

O indicador avalia o risco mediano de um perfil que buscou crédito no mercado nos últimos 12 meses. Há uma aderência do Indicador de Risco de Crédito com a taxa de inadimplência.

grafico1

O Indicador de Risco de Crédito pode ser utilizado como antecedente da inadimplência[1] dos consumidores brasileiros, medida pelo Banco Central. O indicador iniciou uma trajetória de queda no 2º trimestre de 2012, antecipando o recuo observado do indicador do Banco Central, a partir do 4º trimestre de 2012. De acordo com os últimos dados, o indicador começou a apontar tendência de alta para a taxa de inadimplência do Banco Central em 2015.


[1] Inadimplência de recursos livres acima de 90 dias para pessoas físicas medida pelo Banco Central.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…

Vendas para o dia das mães crescem 1,6% em 2017, apura Boa Vista SCPC

As vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,6% em 2017, em comparação a 2016, de acordo com os dados de abrangência nacional, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Segunda data comemorativa mais importante do comércio, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, uma vez que apresentou…