O Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC, que mostra o risco dos consumidores se tornarem inadimplentes baseado em modelos estatísticos, recuou 0,3%, após decréscimo de 0,3 ponto no índice, no 3º trimestre de 2015, na comparação com o trimestre anterior. O IRC avalia o risco mediano de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses.

O gráfico abaixo mostra que os consumidores em busca de crédito nos últimos 12 meses mantiveram o risco de se tornar inadimplentes no 3º trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014, registrando 97,2 pontos.

Também é possível observar a aderência do IRC com a taxa de inadimplência divulgada pelo Banco Central, que historicamente antecipa o indicador oficial em 2 a 3 trimestres.

O Indicador de Risco de Crédito da Boa Vista SCPC pode ser utilizado como antecedente da inadimplência dos consumidores brasileiros medida pelo Banco Central. O indicador iniciou uma trajetória de queda no segundo trimestre de 2012, antecipando o recuo observado do indicador do Banco Central a partir do quarto trimestre de 2012. De acordo com os dados mais atuais, o IRC começou a sugerir que a taxa de inadimplência do Banco Central em 2015 ficará um pouco acima da registrada em 2014, mas deve voltar a cair logo em seguida.

Metodologia

O Indicador de Risco de Crédito (IRC) da Boa Vista SCPC avalia o risco mediano de uma amostra de indivíduos que buscaram crédito no mercado nos últimos 12 meses.

A série histórica deste indicador inicia no 1º trimestre de 2005 e está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/risco-de-credito/

 


* Inadimplência de recursos livres acima de 90 dias para pessoas físicas medida pelo Banco Central.