Livre-se das dívidas: confira as dicas da Boa Vista SCPC para organizar a vida financeira

O cenário econômico instável do país já apresenta reflexos nos bolsos dos trabalhadores e no orçamento das famílias brasileiras. Mais do que pensar em economizar, a atual fase exige mudança de atitude para que a situação, economicamente difícil, não se agrave até que o país comece a dar sinais de que o pior já passou.

O primeiro passo, segundo Maria José Barros, diretora da área de Sustentabilidade da Boa Vista SCPC, é fazer um levantamento de todas as dívidas: valores, taxas, vencimentos e condições estabelecidas para o pagamento das mesmas. Importante: confirme se o que está sendo cobrado é o que foi combinado na hora da compra.

O segundo passo é procurar os credores caso alguma das dívidas esteja acima do valor inicialmente combinado para pagar. Explique a situação e tente renegociar por uma parcela que vai caber no seu atual orçamento. Caso tenha conta em banco, procure o gerente e converse sobre a possibilidade de trocar a sua dívida. Tente obter uma linha de crédito com juros menores em relação ao financiamento atual.

O terceiro passo é cortar gastos. Em casa, principalmente, é preciso reduzir as despesas fixas, como as de água, luz, telefone. Convoque todos os membros da família para uma conversa em que todos possam dar ideias e se comprometer em economizar. Só a participação efetiva de todos vai apresentar resultados consideráveis.

Caso as despesas estejam muito maiores do que os ganhos no mês, e a possibilidade de atraso no pagamento das dívidas for grande, avalie se há como vender algum bem. A ideia é pagar o que deve e não deixar a dívida virar uma bola de neve, principalmente se a conta for a fatura do cartão de crédito. Não compensa ficar pagando apenas o mínimo porque os juros são altíssimos.

Outra ideia é buscar uma fonte de renda alternativa. Quem tiver tempo e disposição pode buscar um trabalho extra no período da noite ou aos finais de semana. É claro, desde que não impeça ou atrapalhe o desempenho dos demais compromissos. “Todas essas dicas só são válidas se colocarmos as metas no papel. Organização e disciplina são fundamentais”, acrescenta a diretora da Boa Vista SCPC.

Comentários

comentários