SCPC completa 60 anos de atividades com mais de 350 milhões de informações de empresas e consumidores

Nesta quarta-feira, 14 de outubro, são comemorados os 60 anos de um dos mais importantes, completos e tradicionais bancos de dados do Brasil, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Uma história de sucesso que se consolidou em consonância à história do crédito no país. Ao longo dessas seis décadas, o SCPC alcançou marcas importantes, como os mais de 350 milhões de informações comerciais sobre empresas e consumidores, as mais de 200 milhões de consultas por mês e os 42 milhões de negócios por dia.

Presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de duas mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços, o SCPC é administrado desde 2010 pela Boa Vista. A empresa é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, do Clube Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre.

Em 2011, ao concluir a fusão de suas operações com a Equifax do Brasil, a Boa Vista SCPC firmou-se como o segundo maior birô de crédito do Brasil. Ao combinar o know how internacional da Equifax com a experiência local da Boa Vista SCPC, a empresa passa a oferecer inteligência de mercado com informações precisas, fundamentais para o desenvolvimento de soluções que auxiliam na tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e na prevenção contra fraudes, para os seus clientes, dos mais diferentes segmentos.

Segundo Roseli Garcia, Diretora de Rede da Boa Vista SCPC, a criação do SCPC foi um marco para a evolução do crédito no Brasil. Assim como o crédito foi um propulsor para o desenvolvimento econômico do País, o SCPC foi um propulsor para a evolução da história do crédito no Brasil, porque representou uma revolução no modo como os consumidores solicitavam crédito, bem como os lojistas avaliavam os perfis dos seus clientes.

Ainda segundo Roseli, ao centralizar as informações dos consumidores, o SCPC passou a oferecer tanta agilidade às consultas e também ao processo de concessão de crédito, que se mostrou altamente vantajoso aos lojistas. E por se mostrar benéfico aos negócios dos empresários, posteriormente, passou a ser consultado também pelas empresas do sistema bancário e de serviços. E hoje, é com orgulho, destaca a executiva, que se pode afirmar que o SCPC é parte importante da história do crédito do Brasil.

Dentre as comemorações dos 60 anos do SCPC, a Boa Vista SCPC acaba de lançar um vídeo contando a história do serviço e os principais acontecimentos relacionados, disponível no portal www.scpc.com.br. Nele há ainda uma página com depoimentos de pessoas que fizeram parte da história (funcionários, colaboradores, entidades parcerias e clientes). Outro momento importante dos 60 anos do SCPC será a cerimônia para entrega de homenagem às empresas que fazem parte do sistema do SCPC, no Conselho Consultivo da empresa.

Haverá ainda uma homenagem às entidades representativas do comércio e da indústria (associações comerciais) mais antigas e atuantes no sistema de consultas do SCPC, durante o 16º Congresso da FACESP – “Novas ideias, construindo caminhos”, que acontecerá de 4 a 6 de novembro, no Hotel Casa Grande Guarujá, na cidade do Guarujá, em São Paulo.

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…